Entrevista com as autoras do projeto premiado pela revista Lux (Reino Unido)


Em nossa segunda entrevista da Série Arquitetura e Design Sustentável, hoje a conversa será com as meninas da Kolenda Bertoldi – Arquitetura e Interiores


Quem são:


Amanda Avila Kolenda - Arquiteta e Urbanista, formada em 2019 pela UNISUL Florianópolis. Apaixonada pela profissão, atua na área de arquitetura e interiores desde o início de seu ensino superior, há oito anos.


Laura Vasconcelos Bertoldi - Arquiteta e Urbanista, formada em 2019 pela faculdade

UNISUL Florianópolis, apaixonada pela arquitetura e o que ela proporciona na vida

das pessoas, já trabalhou na área construtiva e de interiores até se encontrar no

interiores.


Empresa: Kolenda Bertoldi – Florianópolis SC


Recentemente premiadas pela revista Lux (Reino Unido), o escritório recebeu essa conquista, pelo projeto realizado no Beach Club Yxpia, localizado na Praia da Joaquina. Prêmio concedido pela melhor decoração natural em restaurantes.


Nós da Bambu Arte, participamos diretamente da execução do projeto, com toda a parte da construção revestida por Bambu. Projeto que muito nos orgulha e motivou essa entrevista.




Como foi receber e o que significa esse prêmio para o escritório Kolenda Bertoldi?


Foi uma surpresa! A equipe de marketing do Yxpia nos avisou quando receberam um e-mail da revista notificando a indicação ao prêmio, posteriormente a premiação. Ficamos muito felizes com o reconhecimento de um trabalho que foi feito com tanto carinho e com a intenção de trazer ao máximo natureza em um espaço comercial para vivência de quem usufruir do espaço.


De onde vieram as inspirações para as ideias do projeto premiado?


As inspirações do projeto vieram com o entorno da Praia da Joaquina, os tons das dunas e a imensidão do mar sempre azul. Nos baseamos também em bares e restaurantes do mundo todo com inspirações naturais, desde México à Tailândia.


Quando o tema sustentabilidade passou a fazer parte de seus projetos?


Sustentabilidade é um tema que está presente no dia a dia, trazer opções para projetos é uma forma de levar aos clientes novas possibilidades, dentro da individualidade de cada projeto e sua execução.


Como vocês observam o crescimento de itens sustentáveis na arquitetura e design?


A sustentabilidade e o contato com a natureza vem crescendo a todo momento. O conforto que os materiais naturais trazem são a base de muitos projetos, desde comerciais à residências. A união do belo, conforto e sustentabilidade podem andar em conjunto, pensando também nos benefícios que isso pode gerar para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.


Para uma pessoa que busca a prática do DIY (faça você mesmo) quais combinações de itens sustentáveis que vocês diriam que sempre dão certo?


A reutilização e transformação de móveis existentes é uma forma de ajudar ao meio ambiente. Caso queira criar algo, muitas empresas doam materiais, como a Bambu Arte, que doa materiais já cortados que não serão mais utilizados! Podem utilizar também madeiras, cordas, entre outros, para criar prateleiras ou uma decoração em macramê. Como existem muitos estilos, as possibilidades são inúmeras, basta ter criatividade e explorá-la.


Onde vocês acreditam que o Bambu se encaixa na arquitetura/design? Para quais estilos e objetivos?


O bambu encaixa perfeitamente com um projeto boho, botanic living e natural design. É um elemento super versátil que pode ser utilizado junto às pedras naturais, juta, sisal, MDF, etc. É uma questão aliar a arquitetura, seus detalhes e inspirações.

No caso do Yxpia, utilizamos o bambu com a juta e o sisal para aconchego e seguir o conceito do projeto. Os espelhos trazem o mar para dentro do restaurante, e a parede verde também é um porto forte para trazer a vida em meio aos tons neutros. Além de um espaço para fotos com balanço e fechamento em bambus e plantas.


Para profissionais que estão começando ou pensando em começar a utilizar produtos sustentáveis como o Bambu, qual seria a dica para ter sucesso nesse caminho?


Um ponto chave são as pesquisas de referências que sejam além de esteticamente compatíveis, funcionais! É importante um fornecedor confiável, que conheça e entenda sobre o material e de apoio para a execução do projeto. Abraçar o conceito do projeto e buscar soluções em conjunto com arquitetos para o resultado final ficar como os clientes idealizaram e aprovaram no processo projetual.


Abaixo os contatos da Kolenda Bertoldi – Arquitetura e Interiores. Empresa que indicamos com maior orgulho e segurança.

https://www.instagram.com/kolendabertoldi.arquitetura/

kolendabertoldi@gmail.com

Amanda Avila Kolenda (48)9 9104-0212 Laura Vasconcelos Bertoldi (48)9 9902-9382





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo