top of page

Entrevista com a Infinitah! projetos – Florianópolis SC

Tudo sobre o projeto premiado pela Casacor e muito mais...


Em nossa primeira entrevista da Série Arquitetura e Design Sustentável, hoje nossa conversa será com as meninas da Infinitah! projetos.


Quem são:


Gabriela B. Dutra - Designer de Interiores, Pós-graduada e especialista em Arquitetura e Iluminação.


Vanessa Buonomo - Designer de Interiores e especialista em Organização de Ambientes.


Empresa: Infinitah! projetos – Florianópolis SC


Não poderia ser diferente, a Infinitah! projetos, ganhadora do prêmio na Categoria Planeta Casa, com a melhor adequação ao tema sustentabilidade, concedida pela Casa Cor de Florianópolis, foi nossa escolhida para o lançamento da série. Claro, não custa lembrar, que nós da Bambu Arte participamos do projeto, com toda execução da parte relacionada as estruturas de Bambu.


Quando o tema sustentabilidade passou a fazer parte de seus projetos?


Design de Interiores não é nossa primeira formação; há quase 6 anos quando começamos a trabalhar na área já tínhamos uma preocupação pessoal com o planeta então foi natural a vontade de transformar os ambientes projetados por nós com o mesmo propósito.


Como foi participar e ser premiada em um projeto tão especial como esse da Casa Cor?


Foi incrível, era a nossa segunda participação consecutiva e, na primeira já abordamos a sustentabilidade num ambiente essencial para qualquer residência, a lavanderia... Dessa vez o desafio era outro, fomos convidadas para fazer a entrada do evento, mais uma vez a sustentabilidade foi o ponto principal desse projeto. Para nós foi extremamente gratificante poder desenvolver um ambiente onde tivemos praticamente lixo zero e o reaproveitamento de todos os materiais utilizados, até os estofados escolhidos eram produzidos com fios de garrafa pet e madeira de reflorestamento.


De onde vieram as inspirações para as ideias do projeto premiado?


As inspirações para esse projeto vieram da cidade que nos acolheu...nada mais justo, na entrada de um evento como a Casacor, homenagearmos a cidade de Florianópolis. A Bilheteriah! fez uma alusão à cidade e trouxe à luz, a história,

a ancestralidade e a cultura local; espaço feito para o público das grandes cidades

e que precisa dar uma pausa para recarregar as energias. A Praça XV, o coração da cidade, foi o ponto central do projeto; a majestosa Figueira foi representada de três formas: uma estrutura escultural de bambu, a qual idealizamos juntamente com o engenheiro Amadeus de Novaes da Ithaka engenharia, para chamarmos a atenção para esse sistema construtivo ainda quase inexistente no Brasil e extremamente sustentável, uma linda foto feita pelo fotógrafo MD (Márcio David) e um quadro em ferro esculpido à mão pelo artista Diego Rutkowski da Ferreiros da Arte. Na parede do fundo tínhamos o tom amarelo que remetia à Catedral localizada atrás da Figueira da praça.


Quais vantagens vocês destacam ao agregar itens sustentáveis em um projeto de arquitetura/design?


O mais importante em nossa opinião é o baixo impacto ambiental além dos benefícios para a saúde e o bem-estar.


Para uma pessoa que busca a prática do DIY (faça você mesmo) e possui um direcionamento sustentável, que dicas podem ser levadas em consideração na hora das escolhas?


Todo material que recebe um novo olhar, deixa de virar lixo. Fato é, tudo o que produzimos, em algum momento, vai ser descartado. A consciência é uma construção de hábitos, na hora de comprar qualquer coisa, devemos levar em consideração que tipo de embalagem aquele produto tem, se é um material que foi feito respeitando o bem estar animal e o meio ambiente, que tipo de componentes estão presentes naquele produto, se foi feito na região em que se mora...enfim, não é do dia para a noite que se mudam hábitos e consciência mas é uma plantinha que precisa ser regada e cuidada para crescer e se fortalecer. Outra questão importante, tratando- se de formas construtivas, é procurar orientação, cursos e técnicas para começar e terminar o que se iniciou, sem acarretar frustrações e sim satisfação em ver o resultado.


Onde vocês acreditam que o Bambu se encaixa na arquitetura/design? Para quais estilos e objetivos?


Para nós o bambu pode se encaixar como grande protagonista, devido às suas boas qualidades, como resistência e versatilidade. Com inegável beleza, simplicidade e sofisticação o bambu pode estar presente num projeto na forma decorativa ou na estrutural; é com sustentabilidade que o mundo pode crescer, prosperar e transformar conceitos. O simples é elegante, é chic, é in.


Abaixo os contatos da Infinitah! Projetos. Empresa que indicamos com maior orgulho e segurança.




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page